Prometi a uma amiga que iria postar umas dicas para ajudar as mamães que, como ela, estão passando pela fase de retirada da chupeta de seus pequenos.
Primeiro, é importante destacar que cada criança tem a sua própria personalidade e, portanto, cada uma levará um tempo para mudar os hábitos de sua rotina, assim como começar a andar, tirar a fralda, dormir sozinha etc.
Vou relatar abaixo como aconteceu comigo e, se quiserem utilizar essa dica, vão em frente! Espero que funcione com todas vocês também!
O João Pedro está com 2 anos e 11 meses e há 4 meses ele largou definitivamente a chupeta e eu confesso que não foi tão difícil assim. Aproveitei que ele estava usando uma pomadinha ao redor dos lábios por acúmulo de “bolinhas” em função da baba que ficava em torno da boca, justamente por causa da chupeta. Percebi que poderia usar aquilo para fazer com ele passasse um tempo sem a chupeta e queria ver como ele reagiria. Eu não sabia se daria certo, mas precisava testar. Pois bem, conversei com ele e disse: Filho, a sua boquinha está cheia de bolinhas e então, vamos ter que ficar essa noite sem chupeta para a pomadinha fixar na pele, ok?! Ele aceitou e me ajudou a passar a pomada em volta da boca, mas me questionou: Mamãe, é só um dia né?! E assim eu continuei na noite seguinte e na próxima e na outra, usando essa tática do embromation. É claro que ele chorou algumas vezes e pediu a chupeta, mas a conversa foi sempre a mesma, fazendo-o entender que seria para o bem dele. Durou uma única semana e pronto! Ele se esqueceu da chupeta e no sétimo dia ele disse: Mamãe, eu não uso mais chupeta, já sou um moço!
Vocês não precisam esperar pela necessidade do uso de uma pomada, mas podem aproveitar a mesma história e usar um hidratante. Acredito que se falarem com calma, olhando bem nos olhinhos do seu filho e fazendo-o entender que vocês estão agindo em conjunto e que você estará ali caso ele se sinta inseguro, vai funcionar!
Não faça nada que possa prejudicar o desenvolvimento do seu filho. A retirada da chupeta de forma brusca, muitas vezes poderá causar insegurança e deixar a criança manhosa. Assim, se uma tática ou outra não der certo, continue tentando e converse com amigas que passaram por isso também, mas não tenha dúvida, vai chegar o momento em que o seu filho vai largar a chupeta. O importante é ter paciência e deixar de lado a ansiedade!
Abaixo alguns links com dicas de outras mamães e especialistas que também poderão ajudar vocês.
http://brasil.babycenter.com/x3400422/o-que-fazer-para-a-crian%C3%A7a-largar-a-chupeta-1-a-3-anos
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI112478-15566,00.html
http://bebe.abril.com.br/materia/adeus-chupeta-e-paninho
Meu filho, Pedro está com exatos 03 anos, e decidiu que iria trocar sua chupeta por um patinete do batman. Claro, que prontamente o levei a loja e, a troca foi feita. Isso aconteceu nesta semana e ele está sem a chupeta há três dias. Com ele não está sendo tão fácil, quanto o relatado pela Paty, mas eu usei a "técnica" da pomadinha, e quer saber, está surtindo efeito. Ele não pede mais pela chupeta, mas está sentindo muito sua falta, como se estivesse se livrando de um vício...Usamos a chupeta como uma muleta e para tirá-la, no meu caso, não está sendo nem tão fácil, nem tão difícil. Dependo do dia...kkk O que posso dizer é que precisamos ter muita paciência com nossos pequenos, para que eles saibam que nós os amamos e que seremos sempre sua segurança.
ResponderExcluirBoa noite.....