Loja Virtual

sábado, 1 de março de 2014

É imprescindível brincar!!!

As crianças precisam de momentos em que possam desenvolver a autonomia e a socialização. É brincando que elas aprendem a criar, imaginar, escolher, confiar, dividir! Enfim, é brincando que a criança se desenvolve e aprende a ser um adulto confiante e completo.

A fase da brincadeira é o momento mais importante da vida do ser humano, a qual preparará o adulto para os obstáculos da vida. As brincadeiras ajudam muito a criança a desenvolver aspectos físicos, mentais e emocionais que vão impactar diretamente no enfrentamento de situações adversas no futuro.

Para Vygotsky (1984 – cientista e pensador bielo-russo, pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais), o faz-de-conta é muito importante e tem desenvolvimento próprio, já que a criança transita do domínio das situações imaginárias para o domínio das regras. Nessa transição a criança exercita o pensamento do que é ou não real, treinando a sua própria percepção. De tal modo que, ao brincar de faz-de-conta, a criança representa papéis e relações do mundo adulto.

Pensando nisso, os pais têm papel fundamental na ajuda dos pequenos nessa fase de desenvolvimento. Portanto, é preciso limitar o excesso de tarefas extracurriculares e entender que a atividade mais completa que irá enriquecer uma criança é o simples ato de brincar.

Brincar é essencial para a formação do seu filho!

"A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano." (Jean Piaget - Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século XX.)

“Quando olho uma criança ela me inspira dois sentimentos, ternura pelo que é, e respeito pelo que pode ser.” (Jean Piaget)

Sugestão de leitura: A Arte de Brincar - Brincadeiras e Jogos Tradicionais, da educadora e antropóloga paulista Adriana Friedmann (216 págs., Ed. Vozes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário