Loja Virtual

quarta-feira, 5 de março de 2014

Você sabia que existe um quinto sabor?


Pois é, ele existe e está presente no nosso dia a dia mais do que você imagina!

Já conhecemos o doce, o salgado, o azedo e o amargo, mas o umami ainda não é conhecido por todos. Umami é uma palavra de origem japonesa que significa "gosto saboroso e agradável".

Ele foi descoberto há mais de 100 anos pelo japonês Kikunae Iketa, um químico que fazia estudos em algas marinhas, das quais extraiu um caldo, cujo um dos componentes era o chamado glutamato. A partir do pioneirismo de Iketa, muitos cientistas debateram se o umami era mesmo um sabor básico. Enfim, em 1985, o umami foi oficialmente reconhecido como o termo científico para descrever o gosto dos glutamatos e nucleotídeos (blocos construtores dos ácidos nucleicos, o DNA e o RNA).

Segundo o engenheiro agrônomo Danilo Rodrigues, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, “O umami é um intensificador de outros gostos”, “Quando um alimento tem propriedades umamis, seu gosto fica mais doce, o salgado mais salgado e assim por diante” (Fonte: Ciência Hoje Criança site).

Muitos alimentos que contêm altos níveis de glutamato e que são consumidos diariamente por nós são ricos em umami, por exemplo, peixes, crustáceos, carnes curadas, legumes (cogumelos, tomates maduros, repolho chinês, espinafre), chá verde e produtos fermentados e envelhecidos (queijos, pastas de camarão, molho de soja, etc.).

O sabor umami é responsável ainda por melhorar a qualidade de vida e a prevenir riscos para a saúde. “Um estudo realizado pela Universidade de Reading, no Reino Unido, mostrou que a adição de substâncias umami na comida de idosos que já não se alimentavam direito por não sentirem bem o gosto dos alimentos foi capaz de devolver a eles o prazer de comer.” (Fonte: por Isabelle Carvalho, estagiária do Instituto Ciência Hoje, Ciência Hoje Criança site).

Além disso, acrescentar substâncias umami nas refeições pode fazer com que se diminua, por exemplo, a utilização do sal, que em grande quantidade faz mal à saúde.

Agora que você aprendeu sobre o umami, aproveite para acrescentar à dieta de sua família alimentos que contém essa substância e realçar o sabor das suas refeições. Quem sabe isso não ajude o seu filho a provar mais os alimentos e enfim apreciar melhor os legumes, peixes e até o vilão espinafre...

Bom apetite! 食欲

Nenhum comentário:

Postar um comentário